SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1The other pluralized in the subjective constitution processMelancholy in Lars Von Trier and the psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

GOMES, Amandio J.. Um comentário sobre a "experiência" na objetividade científica e no sintoma psicanalítico. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.1, pp. 115-128. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n01A06.

O texto discute a noção de "experiência" no pensamento filosófico e científico moderno, partindo de sua análise na Crítica da Razão Pura, de Kant, e a "experiência" em questão na psicanálise, visando enfim a elaboração de Lacan sobre o sintoma psicanalítico. Tratamos inicialmente da "Coisa-em-si" na Crítica da Razão Pura enquanto algo de real e alheio ao sujeito do conhecimento. Essa "Coisa-em-si" cede aí seu lugar à "Ideia da Razão", que vai finalmente garantir a orientação em jogo no progresso infinito da ciência. Já a "orientação do real" em Lacan conduz a uma abordagem do sintoma que permite discernir o campo próprio da psicanálise no mundo da ciência, cujo limite real e inultrapassável ele testemunha. Enfim, nas conferências de Lacan sobre James Joyce e no seminário Le sinthome, pelo modo que ele compreende a produção científica em sua "emergência histórica", destaca-se uma aproximação surpreendente com a experiência do sintoma a que uma análise conduz, enquanto modo de "amarração" ou "escrita" do real.

Keywords : coisa-em-si; real; ciência; psicanálise; sintoma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License