SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1O outro pluralizado no processo de constituição subjetivaA melancolia em Lars Von Trier e a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

GOMES, Amandio J.. Um comentário sobre a "experiência" na objetividade científica e no sintoma psicanalítico. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.1, pp. 115-128. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n01A06.

O texto discute a noção de "experiência" no pensamento filosófico e científico moderno, partindo de sua análise na Crítica da Razão Pura, de Kant, e a "experiência" em questão na psicanálise, visando enfim a elaboração de Lacan sobre o sintoma psicanalítico. Tratamos inicialmente da "Coisa-em-si" na Crítica da Razão Pura enquanto algo de real e alheio ao sujeito do conhecimento. Essa "Coisa-em-si" cede aí seu lugar à "Ideia da Razão", que vai finalmente garantir a orientação em jogo no progresso infinito da ciência. Já a "orientação do real" em Lacan conduz a uma abordagem do sintoma que permite discernir o campo próprio da psicanálise no mundo da ciência, cujo limite real e inultrapassável ele testemunha. Enfim, nas conferências de Lacan sobre James Joyce e no seminário Le sinthome, pelo modo que ele compreende a produção científica em sua "emergência histórica", destaca-se uma aproximação surpreendente com a experiência do sintoma a que uma análise conduz, enquanto modo de "amarração" ou "escrita" do real.

Palavras-chave : coisa-em-si; real; ciência; psicanálise; sintoma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License