SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Um comentário sobre a "experiência" na objetividade científica e no sintoma psicanalíticoA valorização da obediência infantil como meta de socialização em diferentes configurações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

KLEIN, Thais  e  HERZOG, Regina. A melancolia em Lars Von Trier e a psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.1, pp. 129-145. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n01A07.

O presente artigo aborda a melancolia na psicanálise a partir de considerações tecidas sobre o filme "Melancolia", de Lars Von Trier. O discurso melancólico, de acordo com Freud, está "mais próximo da verdade", isto porque denuncia a condição de desamparo. "Melancolia", o filme, toca justamente neste ponto, colocando em imagens, em uma ficção, a problemática do olhar que se lança diante da morte. Esse tipo de imagem comtempla a questão estética, psíquica e política de pensar frente ao terror do desamparo. Aproxima-se a solução melancólica apresentada no filme à tragédia. Recusando seguir pelo viés do déficit ou da patologia, aponta-se a potencialidade da saída trágica empreendida pela personagem principal, diferenciando-a da solução dramática e da recusa. Destaca-se, assim, a melancolia em sua vertente criadora, ressaltando sua contribuição para a prática psicanalítica.

Palavras-chave : melancolia; psicanálise; cinema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License