SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1A valorização da obediência infantil como meta de socialização em diferentes configurações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MUSSUMECI, Aline Amaral  e  PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Coping e coping diádico: uma análise qualitativa das estratégias de coping de casais. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.1, pp. 165-190. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n01A09.

O objetivo deste artigo é analisar os conceitos de coping e coping diádico, trazendo trechos de entrevistas de uma pesquisa qualitativa com casais heterossexuais de famílias intactas da classe média do Rio de Janeiro e de Curitiba. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas norteadoras, seguindo um roteiro e sendo gravadas em áudio, com o intuito de analisar o coping nesses casais. O coping é um processo complexo, que demonstra a forma como o indivíduo lida com o estresse, vivencia os problemas e utiliza recursos diante das dificuldades. Dessa forma, a eficácia das estratégias de coping depende dos recursos que o indivíduo possui e de sua avaliação cognitiva. Foi observado que os cônjuges estabelecem diadicamente diferentes formas de coping e quando o estresse é compartilhado seus efeitos podem ser amenizados pela parceria e presença do cônjuge. Concluiu-se que os casais elegem determinados padrões de coping e os utilizam conjuntamente, o que aponta para a importância de se analisar a forma como os cônjuges estabelecem as estratégias de coping diádico, pois estas são o fundamento da dinâmica do casal para o enfrentamento dos estresses e dos conflitos cotidianos.

Palavras-chave : coping; coping diádico; conjugalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License