SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Agreements and disagreements between Laplanche and Lacan: psychoanalytic approaches to social issuesAn outside view of "carrapateiro": looks on a crackland in Divinópolis, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

RABELO, Fabiano Chagas; DIAS, Reginaldo Rodrigues; CARVALHO, Gustavo de Oliveira  and  MARTINS, Karla Patrícia Holanda. Esquizofrenia, clínica e saúde mental na psicologia sócio-histórica e na psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.2, pp. 229-247. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A02.

A partir da leitura de Vygotsky e seus comentadores, discutem-se as proximidades e distanciamentos entre a psicologia sócio-histórica e a psicanálise no que tange à clínica da esquizofrenia. Há nos dois casos a valorização dos fenômenos de linguagem e a abertura para um projeto clínico não médico, que se estabelece sob diferentes perspectivas na interlocução com a psicopatologia clássica. Na psicologia sócio-histórica, a ênfase recai nos aspectos cognitivos e na consciência; na psicanálise, nos conteúdos inconscientes e na sexualidade. Interroga-se a materialização dessas ideias nas práticas dos psicólogos nas políticas de saúde mental. Há, por parte de alguns psicólogos da perspectiva sócio-histórica, uma ênfase nos aspectos macro da psicogênese, o que leva à valorização de intervenções que têm por objetivo imediato a promoção da cidadania, a consolidação da rede de cuidados e a mudança de cultura sobre a doença mental. Na psicanálise, essas metas estão presentes, porém matizadas pela consideração das especificidades dos laços sociais de cada sujeito. Salienta-se que, apesar das diferenças, o desenvolvimento dialógico de um trabalho clínico a partir dessas abordagens pode favorecer os objetivos da reforma psiquiátrica.

Keywords : esquizofrenia; clínica; abordagem sócio-histórica; psicanálise; atenção psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License