SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Esquizofrenia, clínica e saúde mental na psicologia sócio-histórica e na psicanáliseO Brasil e a lógica racial: do branqueamento à produção de subjetividade do racismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MENDONCA, Roberto Lopes; SILVA, Mardem Leandro; AMARAL, Ana Lívia  e  TEIXEIRA, Geovane Antônio. O "carrapateiro" visto de fora: olhares sobre uma cracolândia em Divinópolis, MG. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.2, pp. 249-264. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A03.

Este artigo é fruto da primeira fase de uma pesquisa que busca conhecer a visão da população do entorno de uma região de uso público de drogas conhecida como "Carrapateiro", em Divinópolis, MG. Tal pesquisa se justifica pela falta de dados que embasem intervenções em locais chamados de cracolândias. Para isso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 35 moradores/comerciantes do entorno do Carrapateiro, visando a confirmar ou refutar nossas hipóteses iniciais de preconceito, conflito e medo. Como método de análise foi utilizada a perspectiva Bardin da Análise de Conteúdo. Os resultados confirmaram as hipóteses, apresentado uma relação conflituosa entre os moradores/comerciantes do entorno do Carrapateiro e os usuários que viviam e/ou consumiam drogas no local. O medo da criminalidade e o preconceito para com os usuários também foram confirmados. Foi observado ainda o tipo de intervenção que mais representa o pensamento da população do entorno, girando entre os polos da saúde pública e da segurança pública. Por fim, ponderamos sobre a falta de responsabilização da sociedade civil em tal situação, e a apresentamos como uma forma de xenofobia.

Palavras-chave : Carrapateiro; Divinópolis; cracolândia; opinião pública; dependência química.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License