SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2O Brasil e a lógica racial: do branqueamento à produção de subjetividade do racismoO trabalho de perlaboração e suas implicações para os sofrimentos narcísico-identitários: uma contribuição de R. Roussillon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

RAUPP, Carolina Silva; MARIN, Angela Helena  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Comportamentos autolesivos e administração das emoções em adolescentes do sexo feminino. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.2, pp. 287-308. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A05.

Uma das manifestações de sofrimento psíquico associada à depressão, ao suicídio e a outras psicopatologias que têm despontado na atualidade em adolescentes são os comportamentos autolesivos (CA). Este estudo foi desenvolvido com o propósito de caracterizar a prática de comportamentos autolesivos em adolescentes por meio da investigação da expressão e administração das emoções. Para isso, desenvolveu-se um estudo de casos múltiplos, do qual participaram quatro meninas com idades entre 13 e 15 anos, que responderam à Escala de Avaliação de Sintomas-90-R e a uma entrevista semiestruturada. Os eixos de análise foram a caracterização dos CA e a administração das emoções. Constatou-se a precocidade do início dos comportamentos autolesivos, seu caráter aditivo e sua utilização para expressar sentimentos, especialmente a raiva. Indica-se a necessidade de preparo dos profissionais para atender adolescentes que manifestam tais comportamentos, face à sua complexidade e proximidade com o suicídio.

Palavras-chave : adolescentes; comportamentos autolesivos; suicídio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License