SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2O trabalho de perlaboração e suas implicações para os sofrimentos narcísico-identitários: uma contribuição de R. RoussillonReflexões teóricas sobre o diagnóstico psicanalítico contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SALES, Camila Ferreira  e  MARCOS, Cristina Moreira. Para além do paradigma histérico da anorexia: a ordem de ferro do supereu materno*. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.2, pp. 329-348. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A07.

Interessa-nos interrogar a afinidade estrutural entre anorexia e feminino a partir de um caso para além do paradigma histérico da anorexia. Tal afinidade frequentemente é abordada a partir de sua declinação histérica. Podemos dizer que, dentro desse paradigma, esta relação concerne sobretudo à essência do discurso amoroso: é por amor, para ser a única, que a anoréxica se consome na recusa do alimento. Por meio da recusa daquilo que vem do Outro no registro do ter, ela busca criar uma posição particular no Outro. Está disposta a morrer de fome por amor. Sabemos, contudo, que a busca do amor pode se converter em seu contrário, em uma recusa do Outro. É o que encontramos, por exemplo, nos casos de anorexia não histérica. A que responde a anorexia nos casos em que há uma foraclusão da significação fálica e que, portanto, não são redutíveis à manobra histérica de defesa do desejo? Como situar aí a afinidade entre anorexia e feminino? Tais questões serão colocadas a partir de um caso clínico no qual verificamos uma submissão a uma ordem de ferro do supereu e uma não assunção de uma posição sexuada na dialética amorosa.

Palavras-chave : anorexia; feminino; histeria; psicose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License