SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Beyond the hysterical paradigm of anorexia: the iron order of maternal superegoTruth, event and subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

TRISKA, Vitor Hugo Couto  and  D'AGORD, Marta Regina de Leão. Reflexões teóricas sobre o diagnóstico psicanalítico contemporâneo. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.2, pp. 349-364. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n02A08.

Este artigo discute a lógica e os limites da racionalidade diagnóstica psicanalítica baseada na tríade neurose, psicose e perversão, considerada como um correlato da concepção totêmica da cultura proposta por Freud. Para tanto, percorre-se primeiramente alguns trabalhos encontrados na literatura psicanalítica que investigam questões clínicas atuais em um diálogo com a cultura, o que permite que neles seja reconhecida uma hipótese explicativa comum acerca da contemporaneidade, a saber, a do déficit paterno. Uma análise crítica dessa hipótese justifica que se coloque a pergunta acerca dos déficits da própria teoria psicanalítica diante de um contexto cultural que apresentaria rupturas e diferenças em relação àquele no qual surgiu a psicanálise, o que se articula com a questão do alcance do diagnóstico psicanalítico na contemporaneidade e a necessidade de sua reformulação. Finalmente, sugere-se concepções não universalistas de cultura e a possibilidade de estruturas localizadas como soluções teóricas diante dos impasses encontrados pela psicanálise na contemporaneidade.

Keywords : psicanálise; diagnóstico; contemporaneidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License