SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Psicanálise, feminismo e os caminhos para a maternidade: diálogos possíveis?Singulares deslocamentos na experiência psíquica de migrar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

POMBO, Mariana. Crise do patriarcado e função paterna: um debate atual na psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.3, pp. 447-470. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n03A03.

Considerando a crise do patriarcado, que ganha força desde a década de 60 do século passado, este artigo pretende apresentar e problematizar um debate atual no campo da psicanálise sobre a função paterna. Primeiramente, analisaremos como a função paterna é desenvolvida nas teorias de Freud e de Lacan. Em seguida, veremos a posição dos psicanalistas Jean-Pierre Lebrun, Michel Schneider e Charles Melman, que parecem associar a crise do patriarcado à crise da função paterna, entendida como categoria a-histórica. Eles defendem que o exercício da função paterna depende da hierarquia entre os sexos e entre o pai e a mãe. Por fim, exploraremos as ideias dos psicanalistas Michel Tort e Geneviève Delaisi de Parseval, que valorizam e repensam a função paterna na atualidade, compreendida como categoria histórica, sem a dependência da autoridade paterna e da dominação masculina que marcam o patriarcado. De acordo com essa posição, a crise do patriarcado abre espaço para pensarmos em novas formas de subjetivação.

Palavras-chave : crise do patriarcado; função paterna; psicanálise; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License