SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Crise do patriarcado e função paterna: um debate atual na psicanáliseA segregação em Lacan cinquenta anos depois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

GRIGORIEFF, Alexandra Garcia  e  MACEDO, Mônica Medeiros Kother. Singulares deslocamentos na experiência psíquica de migrar. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.3, pp. 471-492. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n03A04.

Após o grave terremoto ocorrido no Haiti em 2010, um expressivo número de haitianos migrou para o Brasil, em busca de novas possibilidades de vida. Este artigo apresenta alguns elementos históricos, políticos e econômicos do Haiti, bem como aborda especificidades sobre o processo de migração haitiana para o Brasil. Tem-se como objetivo central destacar a condições do sujeito na experiência migratória, bem como a relevância da atenção direcionada àquele que migra. Tomando como eixo as proposições freudianas sobre as experiências de luto e melancolia no sentido de modalidades relativas aos investimentos e desinvestimentos psíquicos por parte do sujeito, ilustra-se, a partir da narrativa de um migrante haitiano, aspectos que permitem identificar riscos decorrentes da vulnerabilidade psíquica. A ilustração narrativa integra um corpus de dados derivado de uma pesquisa qualitativa realizada com migrantes haitianos em uma universidade do sul do país. Evidencia-se a relevância da reflexão a respeito da implicação de fatores subjetivos no processo migratório, os quais permitem desvelar um universo marcado por complexidades psíquicas e existenciais, bem como o potencial da prática de pesquisa como modalidade de escuta à singularidade presente em um fenômeno humano.

Palavras-chave : migração; sujeito migrante; psicanálise; sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License