SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3A segregação em Lacan cinquenta anos depoisCompreensão emocional em crianças e crenças maternas sobre competência emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

INDELLI, Pamela; LANDEIRA-FERNANDEZ, J.  e  MOGRABI, Daniel C.. Em busca de conexão: rumo a uma visão transdiagnóstica de fenômenos dissociativos mediante o paradigma do Research Domain Criteria (RDoC). Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.3, pp. 509-540. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n03A06.

As classificações nosológicas psiquiátricas atuais mantêm uma visão categórica heterogênea das apresentações clínicas que contribuem para a sobreposição de sintomas entre diferentes distúrbios, influenciando, assim, o diagnóstico e o tratamento adequados. O United States National Institute of Mental Health (NIMH) propôs o projeto Research Domain Criteria (RDoC) como uma abordagem dimensional alternativa que engloba diferentes unidades de análise para a compreensão da psicopatologia. Embora essa perspectiva possa representar uma mudança de paradigma, ainda faltam investigações sobre sua aplicação para fenômenos dissociativos presentes em várias condições clínicas. A presente revisão analisa modelos teóricos de dissociação e sua presença em uma ampla gama de condições clínicas. A revisão da literatura indicou a adequação de um conceito transdiagnóstico de estados alterados de consciência, considerando dimensões de temporalidade, narrativa, corporificação, afeto e intersubjetividade.

Palavras-chave : dissociação; psicopatologia; estados alterados de consciência; research domain criteria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License