SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Em busca de conexão: rumo a uma visão transdiagnóstica de fenômenos dissociativos mediante o paradigma do Research Domain Criteria (RDoC)A realidade da perda: considerações sobre o luto e o exame de realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SOUZA, Ana Beatriz de Mota e  e  MENDES, Deise Maria Leal Fernandes. Compreensão emocional em crianças e crenças maternas sobre competência emocional. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.3, pp. 541-559. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n03A07.

Em muitos nichos culturais, pais preocupam-se, sobremaneira, com as competências cognitivas dos filhos, e é relevante sensibilizá-los para a importância da competência emocional no desenvolvimento. Crenças e metas parentais relacionadas ao papel das emoções na vida dos filhos forjam os processos de socialização da emoção. Este estudo examinou a compreensão emocional em crianças e sua relação com crenças maternas sobre competência emocional. Participaram deste estudo 25 crianças e suas mães. Foi realizada uma entrevista com as mães e aplicadas duas tarefas às crianças. As crianças obtiveram um melhor desempenho nas tarefas de reconhecimento de expressões faciais de emoções. Nas entrevistas, a categoria de capacidades relacionadas ao convívio social foi a de maior frequência de evocações (23%) como habilidades desejadas de serem adquiridas pelos filhos, seguida das capacidades da competência emocional (21%). A autonomia surgiu também como uma capacidade almejada (17%), revelando que as mães também valorizam aspectos mais voltados para a autonomia. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação da discussão acerca das crenças parentais e da importância das emoções para o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : competência emocional; crenças parentais; emoção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License