SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Compreensão emocional em crianças e crenças maternas sobre competência emocionalAvaliação psicodinâmica de pacientes com transtorno de estresse agudo e pós-traumático em uma instituição pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CAMARA, Leonardo  e  HERZOG, Regina. A realidade da perda: considerações sobre o luto e o exame de realidade. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.3, pp. 561-578. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n03A08.

O objetivo deste ensaio é desdobrar a afirmação de Freud segundo a qual o trabalho psíquico do luto é iniciado a partir da constatação da realidade da perda objetal por meio da ação do exame (ou teste) de realidade. A discussão deste problema leva os autores a propor uma definição de "exame de atualidade", tendo em conta a formação da capacidade de distinguir a separação da perda. A reflexão a propósito desta distinção tem por consequência, ainda, a postulação de uma condição anterior à capacidade de vivenciar a perda objetal: o estado de perdição. Conclui-se que as construções desenvolvidas neste artigo podem auxiliar no entendimento: de certas características relacionais de pacientes que se enquadram nos chamados "estados-limites"; e do lugar que o luto ocupa na cultura contemporânea.

Palavras-chave : exame de realidade; exame de atualidade; luto; perda objetal; perdição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License