SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Demanda de psicoterapia de família e parentalidade contemporâneaOs processos de constituição psíquica do sujeito na perspectiva da psicanálise de família e casal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CAMPANA, Nathalia Teixeira Caldas; DOS SANTOS, Carine Valéria Mendes  e  GOMES, Isabel Cristina. De quem é a preocupação primária?: A teoria winnicottiana e o cuidado parental na contemporaneidade. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.1, pp. 32-53. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A02.

Face às inúmeras transformações ocorridas nas últimas décadas no interior da família, este artigo tem o objetivo de investigar a parentalidade contemporânea, tendo como base teórica uma revisão do conceito winnicottiano de preocupação materna primária. Partindo de um estudo qualitativo, discutir-se-á o material oriundo de entrevistas semidirigidas realizadas com dois casais heterossexuais de classe média brasileira, com filhos de até três anos de idade, cuja participação masculina em termos de tempo dedicado aos cuidados com as crianças fosse semelhante ou superior à da mulher. Os resultados indicam que a preocupação primária pode ser desenvolvida também nos homens, o que nos leva a propor que se desvincule este conceito de determinismos biológicos e que seja adotada a denominação "preocupação parental primária". A maior participação masculina não se configurou como ameaça à relação mãe-bebê. E, assim como os homens podem oferecer holding à relação mãe-bebê, as mulheres também podem oferecê-lo à relação pai-bebê.

Palavras-chave : casal; parentalidade; pesquisa qualitativa; provisão ambiental; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License