SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Who is concerned with primary preoccupation?: Winnicott's theory and parental care in contemporary timesFrom childhood psychosis to ASD: evolutionary references and sociocultural underpinnings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

LEMOS, Suziani de Cássia Almeida  and  NEVES, Anamaria Silva. Os processos de constituição psíquica do sujeito na perspectiva da psicanálise de família e casal. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.1, pp. 55-75. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A03.

Este estudo busca analisar os processos de constituição psíquica na perspectiva da psicanálise de família e casal, trabalhando os conceitos de Parentalidade e Transmissão Psíquica entre Gerações. A partir de uma organização cultural e social, as famílias mantêm dinâmicas relacionais que oferecerão ao bebê um terreno propício ou interditado à sua constituição psíquica. A implicação do sujeito naquilo que é herdado fala da apropriação de sua própria história e dos processos de transformação, diferenciação e individuação. Nisso se opõem a repetição patológica de lugares preestabelecidos de forma passiva e a possibilidade de atribuir ativamente significados a essa herança. No movimento de apropriação e transformação do que é herdado, o sujeito pode advir em um processo de subjetivação e diferenciação. É fundamental entender como o sujeito se constitui na trama de seus vínculos e de suas heranças, buscando analisar seus processos de ligação e separação em relação ao outro e ao grupo.

Keywords : sujeito; constituição psíquica; psicanálise de família e casal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License