SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1The processes of psychic constitution of the subject in the perspective of the family and couple psychoanalysisSocial skills training for university students in situations considered difficult in the academic context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

MESQUITA, Mirka  and  PINTO, Tereza. Da psicose infantil ao TEA: referenciais evolutivos e fundamentos socioculturais. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.1, pp. 77-92. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A04.

A história da psiquiatria é caracterizada por uma evolução nosológica constante, derivada de transformações socioculturais particulares a cada sociedade e época. O presente estudo analisa notadamente a transição do grupo das psicoses infantis ao grupo dos transtornos do espectro autista ao longo dos últimos anos. Propõe-se investigar os fundamentos socioculturais que determinaram tal mudança, dando ênfase ao estudo das classificações nosológicas americana, francesa e internacional. O desaparecimento do conceito de psicose infantil e a ascensão dos transtornos do espectro autista refletem indubitavelmente a hegemonia com a qual os ideais socioculturais norte-americanos se impõem no campo da psiquiatria ocidental em detrimento dos referenciais ideológicos que influenciam a percepção da doença mental infantil em outras culturas. Compreende-se que a tendência atual de expandir e uniformizar o conceito de autismo em âmbito mundial segue uma obediência mercantil que compromete a possibilidade de coexistência de diversos referenciais socioculturais no contexto psiquiátrico.

Keywords : psicose infantil; TEA; DSM; CID; CFTMEA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License