SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1O grupo de escuta como um dispositivo clínico em um centro de atenção psicossocial (CAPS II)Iluminismo e romantismo na formação psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PETERSEN, Mariana Gomes Ferreira et al. Psicoterapia cognitivo-comportamental para mulheres em situação de violência doméstica: revisão sistemática. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.1, pp. 145-165. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A07.

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre protocolos de terapia cognitivo-comportamental (TCC) para tratamento psicológico de mulheres em situações de violência doméstica. MÉTODO: Uma busca foi realizada nas bases Scielo, Pepsic, PubMed, PsycINFO, Scopus e Web of Science com os seguintes descritores: "clinical trial" ou "therapy" ou "psychotherapy" ou "psychological treatment" E "violence" ou "mistreatment" ou "domestic violence" ou "conjugal violence" E "women". Foram identificados 1.329 artigos e, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, restaram 11 artigos. Estes foram analisados a partir de aspectos metodológicos, elementos de intervenção e resultados alcançados. RESULTADOS: Nove artigos relataram estudos clínicos randomizados. As intervenções tiveram como foco sintomas de trauma, ansiedade e depressão. CONCLUSÕES: Os artigos destacaram a avaliação de resultado. Identificou-se a necessidade de estudos que detalhem o processo psicoterapêutico, principalmente no contexto brasileiro, para qualificar as redes de atendimento com práticas baseadas em evidências.

Palavras-chave : violência doméstica; gênero; terapia cognitivo-comportamental; prática baseada em evidências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License