SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Enlightenment and romanticism in psychoanalytical training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SALES, Camila Ferreira  and  ROCHA, Guilherme Massara. Repetição e contingência na clínica da psicanálise e na arte da performance. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.1, pp. 189-202. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A09.

Tanto Freud quanto Lacan deixaram um legado peculiar no que diz respeito à interface entre psicanálise e arte: utilizar o material estético como recurso para pensar a clínica psicanalítica. Nesta, os processos de subjetivação implicam o atravessamento da repetição significante pela pulsão. Lacan nomeia tiquê (τύχη) o retorno do real que incide sobre a repetição de signos (autômaton). De maneira análoga, há na arte - especialmente a contemporânea - um modo de apresentação de temas que não se atêm à categoria do sentido, mas que se abrem para o universo dos afetos e pulsões. O objeto estético, nesse sentido, pode ser pensado como objeto pulsional. A partir de alguns exemplos da obra de Marina Abramovic, artista sérvia que vem sendo descrita como a avó da arte da performance, veremos como isso se articula.

Keywords : psicanálise; repetição; arte da performance; contingência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License