SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2A model for interlocking of typical gamesConsiderations about transference nowadays from Michael Balint's and Piera Aulagnier's lectures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

BRUN, Anne. Lógicas do jogo em mediações terapêuticas. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 231-257. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A02.

As mediações terapêuticas com crianças com psicose e autistas permitem retomar o processo inacabado dos jogos partilhados com o ambiente primário: a amorçage (criação) - técnica terapêutica utilizada com crianças autistas de criar um cenário/contexto para elas se familiarizarem com competências e comportamentos que devem adquirir para se comunicar - ou réamorçage (recriação) de jogos sensoriomotores partilhados com os terapeutas introduzem de novo a potencialidade de uma simbolização sensoriomotora. Este artigo propõe uma identificação rigorosa das principais lógicas do jogo no âmbito das mediações terapêuticas, a fim de construir uma ferramenta de avaliação específica dos processos de transformação ao longo do trabalho terapêutico. A autora propõe a identificação de quatro tipos de organizadores de jogo: (1) Jogos de exploração sensoriomotora e de "mantelamento" sensorial (mecanismo intersensorial de utilização de ritmos compatíveis de fluxos sensoriais provenientes do objeto, conjugação tornada possível por processos de segmentação intrassensorial de tais fluxos que podem jogar-se ao nível central, ao nível periférico ou ao nível interativo): para um jogo intersensorial; (2) Jogos com as formas sensoriomotoras: para um "entre-jogo" formal ou para formas primárias de simbolização; (3) Dos jogos de espelho sensorial aos jogos sensoriomotores em duplicado: para um jogo intersubjetivo; (4) Jogos com as representações e com as palavras: para um jogo intrassubjetivo com reflexividade.

Keywords : avaliação qualitativa; formas primárias de simbolização; jogo; sensoriomotricidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in French     · French ( pdf )

 

Creative Commons License