SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Considerations about transference nowadays from Michael Balint's and Piera Aulagnier's lecturesTEAComplex: a tactile digital platform for people with autistic disorder, based on the perspective of complexity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

ROSA, Catiane Pinheiro da et al. Intervenções na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com transtorno disruptivo da desregulação do humor. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 281-301. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A04.

As desordens disruptivas constituem um desafio para a abordagem terapêutica psicodinâmica. Este estudo teve como foco analisar o processo de psicoterapia psicodinâmica de uma criança com transtorno disruptivo da desregulação do humor (TDDH), buscando descrever e analisar as intervenções da terapeuta. O estudo teve delineamento misto, descritivo, longitudinal, adotando-se o procedimento de estudo de caso sistemático. Os participantes foram um menino de sete anos de idade e sua terapeuta. Para o estudo do processo, foi utilizado o Child Psychotherapy Q-set (CPQ) e o relato da terapeuta. Os resultados mostraram uma criança resistente e hostil, cujas sessões tinham conteúdos relevantes com relação a seus conflitos. A terapeuta lançou mão de amplo espectro de intervenções, desde as psicodinâmicas e expressivas, até intervenções mais suportivas, ao longo de todo o tratamento. O estudo evidenciou que a psicoterapia com essas crianças pode requerer flexibilidade por parte do terapeuta, e uma postura empática e afetivamente engajada.

Keywords : psicoterapia psicodinâmica de crianças; intervenções psicoterapêuticas; processo terapêutico; problemas de conduta; estudo de caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License