SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Considerações sobre a transferência na atualidade a partir de Michael Balint e Piera AulagnierTEAComplex: plataforma digital tátil para sujeitos com transtorno autístico, baseada na perspectiva da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ROSA, Catiane Pinheiro da et al. Intervenções na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com transtorno disruptivo da desregulação do humor. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 281-301. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A04.

As desordens disruptivas constituem um desafio para a abordagem terapêutica psicodinâmica. Este estudo teve como foco analisar o processo de psicoterapia psicodinâmica de uma criança com transtorno disruptivo da desregulação do humor (TDDH), buscando descrever e analisar as intervenções da terapeuta. O estudo teve delineamento misto, descritivo, longitudinal, adotando-se o procedimento de estudo de caso sistemático. Os participantes foram um menino de sete anos de idade e sua terapeuta. Para o estudo do processo, foi utilizado o Child Psychotherapy Q-set (CPQ) e o relato da terapeuta. Os resultados mostraram uma criança resistente e hostil, cujas sessões tinham conteúdos relevantes com relação a seus conflitos. A terapeuta lançou mão de amplo espectro de intervenções, desde as psicodinâmicas e expressivas, até intervenções mais suportivas, ao longo de todo o tratamento. O estudo evidenciou que a psicoterapia com essas crianças pode requerer flexibilidade por parte do terapeuta, e uma postura empática e afetivamente engajada.

Palavras-chave : psicoterapia psicodinâmica de crianças; intervenções psicoterapêuticas; processo terapêutico; problemas de conduta; estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License