SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2TEAComplex: a tactile digital platform for people with autistic disorder, based on the perspective of complexityImpasses to psychoanalysis in a military institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

ROCHA, Priscila Gomes  and  LIMA, Deyseane Maria Araújo. Suicídio: peculiaridades do luto das famílias sobreviventes e a atuação do psicólogo. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 323-344. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A06.

Quando uma pessoa se suicida, as repercussões dessa morte atingem diversos níveis, afetando familiares e pessoas próximas ao falecido, no contexto individual e social. Porém, destacou-se nesta obra o processo de luto das famílias sobreviventes ao suicídio. Por ser uma morte repentina e violenta, o suicídio causa grande sofrimento e exige dos sobreviventes muita energia psíquica para elaborar o luto. Neste artigo foram apontadas, a partir de revisão integrativa, as peculiaridades no processo de enlutamento dessas famílias. Constatou-se que elas vivenciam sentimentos particulares a esta forma de luto, como vergonha e culpa, bem como sentimentos presentes no luto por outros tipos de morte, como tristeza e saudade. Foram destacadas algumas das ações de posvenção, ou seja, atividades que podem ser realizadas por profissionais da psicologia e demais categorias de saúde mental para prestar apoio aos sobreviventes e diminuir o risco de tentativas futuras de suicídio destas pessoas. Ao final, ressaltamos a importância da ajuda profissional na elaboração do luto dos sobreviventes e a necessidade de mais estudos e investimentos em posvenção para capacitação dos profissionais e acolhimento da aflição das famílias em processo de luto por suicídio.

Keywords : suicídio; luto; família; atuação do psicólogo; apoio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License