SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2TEAComplex: plataforma digital tátil para sujeitos com transtorno autístico, baseada na perspectiva da complexidadeImpasses da psicanálise em uma instituição militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ROCHA, Priscila Gomes  e  LIMA, Deyseane Maria Araújo. Suicídio: peculiaridades do luto das famílias sobreviventes e a atuação do psicólogo. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 323-344. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A06.

Quando uma pessoa se suicida, as repercussões dessa morte atingem diversos níveis, afetando familiares e pessoas próximas ao falecido, no contexto individual e social. Porém, destacou-se nesta obra o processo de luto das famílias sobreviventes ao suicídio. Por ser uma morte repentina e violenta, o suicídio causa grande sofrimento e exige dos sobreviventes muita energia psíquica para elaborar o luto. Neste artigo foram apontadas, a partir de revisão integrativa, as peculiaridades no processo de enlutamento dessas famílias. Constatou-se que elas vivenciam sentimentos particulares a esta forma de luto, como vergonha e culpa, bem como sentimentos presentes no luto por outros tipos de morte, como tristeza e saudade. Foram destacadas algumas das ações de posvenção, ou seja, atividades que podem ser realizadas por profissionais da psicologia e demais categorias de saúde mental para prestar apoio aos sobreviventes e diminuir o risco de tentativas futuras de suicídio destas pessoas. Ao final, ressaltamos a importância da ajuda profissional na elaboração do luto dos sobreviventes e a necessidade de mais estudos e investimentos em posvenção para capacitação dos profissionais e acolhimento da aflição das famílias em processo de luto por suicídio.

Palavras-chave : suicídio; luto; família; atuação do psicólogo; apoio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License