SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Impasses to psychoanalysis in a military institutionPredicting marital infidelity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

BORSA, Juliane Callegaro. O desenho da figura humana na avaliação da agressividade infantil: um estudo piloto. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 367-385. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A08.

O objetivo deste estudo foi elaborar e investigar evidências de validade de uma lista de indicadores de agressividade no desenho da figura humana. Primeiramente, foram elaborados 21 itens, os quais foram avaliados por meio da concordância entre juízes. Então, foi avaliado se tais itens eram capazes de discriminar grupos de crianças com maiores e menores escores de agressividade segundo uma medida de autorrelato. Finalmente, investigou-se se esses mesmos itens poderiam discriminar crianças com e sem histórico de agressividade. Os itens "dedos em ponta de garras", "presença de dentes" e "ombros reforçados na figura humana" foram os que se mostraram potencialmente capazes de identificar agressividade na presente amostra, corroborando os achados da literatura. Os dados, porém, são inconclusivos e novos estudos são necessários para investigar a validade dos itens propostos para avaliação da agressividade por meio do desenho da figura humana.

Keywords : agressividade; crianças; desenho da figura humana; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License