SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Impasses da psicanálise em uma instituição militarPredizendo a infidelidade conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BORSA, Juliane Callegaro. O desenho da figura humana na avaliação da agressividade infantil: um estudo piloto. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 367-385. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A08.

O objetivo deste estudo foi elaborar e investigar evidências de validade de uma lista de indicadores de agressividade no desenho da figura humana. Primeiramente, foram elaborados 21 itens, os quais foram avaliados por meio da concordância entre juízes. Então, foi avaliado se tais itens eram capazes de discriminar grupos de crianças com maiores e menores escores de agressividade segundo uma medida de autorrelato. Finalmente, investigou-se se esses mesmos itens poderiam discriminar crianças com e sem histórico de agressividade. Os itens "dedos em ponta de garras", "presença de dentes" e "ombros reforçados na figura humana" foram os que se mostraram potencialmente capazes de identificar agressividade na presente amostra, corroborando os achados da literatura. Os dados, porém, são inconclusivos e novos estudos são necessários para investigar a validade dos itens propostos para avaliação da agressividade por meio do desenho da figura humana.

Palavras-chave : agressividade; crianças; desenho da figura humana; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License