SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2The draw-a-person test in the evaluation of child aggression: a pilot study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SCHEEREN, Patrícia  and  WAGNER, Adriana. Predizendo a infidelidade conjugal. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.2, pp. 387-406. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A09.

A infidelidade pode ser compreendida por meio de quatro domínios: características pessoais, características do(a) companheiro(a), casamento e contexto. Este estudo verificou os preditores da infidelidade para os quatro domínios para homens e mulheres. Participaram da pesquisa 1042 pessoas casadas ou coabitando, com idade média de 37 anos. Os participantes responderam a uma ficha sobre dados sociodemográficos e seu relacionamento, uma escala de níveis de bem-estar, escala de ajustamento conjugal e Escala Triangular do Amor. Os resultados apontam que 18,7% das mulheres e 35,3% dos homens já foram infiéis ao(à) parceiro(a). Considerando os preditores, houve variáveis preditoras nos quatro domínios, havendo maior poder explicativo para o domínio casamento. Para ambos os sexos, intenção de divórcio e experiência de infidelidade no subsistema parental de origem aumentam a chance de infidelidade. Para as mulheres, idade, trabalhar fora de casa e ter colegas de trabalho do mesmo sexo foram preditores da infidelidade. Já para os homens, nível de bem-estar, prática religiosa e viagens de trabalho suas e da companheira foram preditores de infidelidade. Esses achados demonstram a importância de considerar a dinâmica da relação e a necessidade de que os terapeutas avaliem a qualidade conjugal para auxiliar os casais a reduzirem os riscos de infidelidade.

Keywords : infidelidade; conjugalidade; preditor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License