SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Mulheres privadas de liberdade e seus filhos: o sistema de justiça criminal em perspectiva"Mulher objeto": feminismo e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SCHNEIDER, Ivana Elia  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Representações maternas de gestantes sobre o bebê concebido por ovodoação. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 439-460. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A02.

Este estudo tem como objetivo investigar as representações maternas de gestantes sobre o bebê concebido por ovodoação. Realizou-se uma pesquisa qualitativo-exploratória, com delineamento de estudo de casos múltiplos. Participaram três gestantes com idades entre 44 e 45 anos, que preencheram uma ficha de dados sociodemográficos e clínicos, responderam à entrevista IRMAG e a uma entrevista sobre reprodução assistida; também foram utilizadas anotações de campo. Os dados foram analisados a partir de dois eixos temáticos, um apoiado em elementos da realidade objetiva e outro em elementos da realidade subjetiva, abordando a ovodoação de forma transversal. Os resultados destacaram as expectativas em torno das características físicas da criança ao nascer, evidenciando a genética, e expectativas sobre a saúde física do bebê vinculadas à doadora. Revelar à criança sua origem genética não é considerado relevante nesse momento pelas gestantes. As representações são comuns às de gestações naturais e a doadora se fez presente nas representações sobre o bebê.

Palavras-chave : representações maternas; gestação; ovodoação; bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License