SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3"Mulher objeto": feminismo e psicanáliseTempo de espera: narrativas de casais que aguardam pelo primeiro filho adotivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

RODRIGUES, Luiza Guazzelli da Costa  e  SCHAEFER, Márcia Pinheiro. Repercussões de desencontros e ambiente familiar na relação mãe-bebê: experienciando o método Bick de observação. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 481-496. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A04.

A observação da relação mãe-bebê possibilita ao terapeuta em formação o desenvolvimento de habilidades importantes para sua prática. Desenvolvido por Esther Bick, o método Bick de observação de bebês abarca os principais conceitos da psicanálise, como o inconsciente, a transferência, a contratransferência e a atenção flutuante. O estudo tencionou compreender os desencontros ocorridos entre mãe e bebê e a importância do ambiente familiar, a partir de um relato de experiência de uma observação da relação mãe-bebê e das formulações teóricas de Winnicott. A observação foi realizada por meio de uma adaptação do método Bick de observação de bebês. Ao longo das observações, foram identificadas dificuldades iniciais na interação decorrentes dos desencontros na relação da díade mãe-bebê. O ambiente familiar e, em especial, o auxílio da avó materna foram importantes enquanto fontes de afeto e empatia para com a díade, promovendo uma nova possibilidade de interação para o bebê. Concluiu-se que o ambiente familiar se mostrou fundamental, tanto para o desenvolvimento da criança quanto para um cuidado materno mais empático.

Palavras-chave : observação; relação mãe-filho; método Bick; relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License