SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Repercussions of mismatches and family environment in the mother-baby relationship: experiencing the Bick observation methodEmotional development of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

PEKNY, Vivian Mazzini  and  GRANATO, Tania Mara Marques. Tempo de espera: narrativas de casais que aguardam pelo primeiro filho adotivo. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 499-519. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A05.

Os diversos sentidos que foram atribuídos à adoção, ao longo dos anos, assim como as mudanças na legislação que regula esse processo, repercutem no imaginário da sociedade e dos futuros pais adotivos, participando da construção da própria parentalidade. Por essa razão, o objetivo deste estudo qualitativo de orientação psicanalítica foi compreender os sentidos afetivo-emocionais sobre a adoção e a família adotiva para casais que estão passando pelo processo de adoção pela primeira vez. Participaram dessa pesquisa cinco casais, convidados pela pesquisadora em grupos de apoio à adoção. As entrevistas foram realizadas na residência de cada casal, iniciadas pela apresentação de uma narrativa interativa como instrumento de acesso à experiência emocional, de acordo com a perspectiva psicanalítica. A análise interpretativa do material narrativo reunido permitiu a configuração de três campos de sentidos afetivo-emocionais que integram a experiência vivida pelos participantes do estudo: a gestação eterna; o peso da responsabilidade; processo de adoção: preparação ou treinamento? Conclui-se que o processo de adoção revela conflitos, fantasias e expectativas parentais, cuja contraparte é o sofrimento parental engendrado pelo próprio processo de adoção.

Keywords : adoção; parentalidade; psicanálise; narrativa interativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License