SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Tempo de espera: narrativas de casais que aguardam pelo primeiro filho adotivoO dinheiro como promotor de satisfação?: Da economia política à economia psíquica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

TONETTO, Ana Paula Mucha; MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares  e  BARBIERI, Valeria. Desenvolvimento emocional de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 521-540. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A06.

O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) é uma desordem do neurodesenvolvimento que surge na infância e pode permanecer na vida adulta. A criança com esse diagnóstico apresenta prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social e acadêmico. Esta pesquisa tencionou compreender o desenvolvimento emocional de crianças diagnosticadas com TDAH, pois conhecer as experiências dessas crianças auxilia na compreensão do surgimento e manutenção desse quadro. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, empregando a psicanálise winnicottiana como referencial teórico. A estratégia metodológica utilizada foi a das "narrativas transferenciais" e o teste de apercepção temática infantil - figuras de animais (CAT-A), empregado como mediador da comunicação na entrevista. Participaram quatro crianças diagnosticadas com TDAH em acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso para o transtorno. As crianças revelaram que os comportamentos desatentos e hiperativos surgem como uma deficiência no recebimento do "holding", tendo como resultado um enfraquecimento e a desconsideração do gesto criativo que promove e sustenta o vínculo emocional com o mundo. Nessas condições, a capacidade para vivenciar a transicionalidade, para o brincar e para a simbolização não podem se desenvolver. É importante entender o desenvolvimento emocional das crianças pensando nas possibilidades de intervenção e auxílio terapêutico a elas e suas famílias.

Palavras-chave : transtorno de déficit de atenção com hiperatividade; psicanálise; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License