SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Emotional development of children with Attention Deficit Hyperactivity DisorderRethinking the Lefebvre case with Jean Laplanche author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SILVA, Lillian Nathalie Oliveira da  and  HENRIQUES, Rogério da Silva Paes. O dinheiro como promotor de satisfação?: Da economia política à economia psíquica. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 541-556. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A07.

Este é um ensaio teórico que analisa o dinheiro como artefato condensador de opostos no psiquismo humano, apresentando-o como elemento conflitivo de satisfação. Parte-se da economia política e de sua atribuição do dinheiro como capital, capaz de satisfazer necessidades humanas. Contrapõe-se a isso a economia psíquica, de uma perspectiva psicanalítica, enfocando o dinheiro como atributo fálico em suas relações com a demanda e com o desejo do sujeito pulsional. Denuncia-se o engodo representado pela tentativa de contrabalançar a falta estrutural do sujeito com o dinheiro. Conclui-se que o modo de produção capitalista, ao pretender colocar a economia psíquica a serviço da economia política, enfrenta a resistência do sujeito pulsional.

Keywords : dinheiro; psicanálise; economia política; economia psíquica; pulsão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License