SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Desenvolvimento emocional de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / HiperatividadeRepensando o caso Lefebvre com Jean Laplanche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SILVA, Lillian Nathalie Oliveira da  e  HENRIQUES, Rogério da Silva Paes. O dinheiro como promotor de satisfação?: Da economia política à economia psíquica. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 541-556. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A07.

Este é um ensaio teórico que analisa o dinheiro como artefato condensador de opostos no psiquismo humano, apresentando-o como elemento conflitivo de satisfação. Parte-se da economia política e de sua atribuição do dinheiro como capital, capaz de satisfazer necessidades humanas. Contrapõe-se a isso a economia psíquica, de uma perspectiva psicanalítica, enfocando o dinheiro como atributo fálico em suas relações com a demanda e com o desejo do sujeito pulsional. Denuncia-se o engodo representado pela tentativa de contrabalançar a falta estrutural do sujeito com o dinheiro. Conclui-se que o modo de produção capitalista, ao pretender colocar a economia psíquica a serviço da economia política, enfrenta a resistência do sujeito pulsional.

Palavras-chave : dinheiro; psicanálise; economia política; economia psíquica; pulsão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License