SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Money promoting satisfaction?: From political economy to psychic economyThe concept of collective imaginary in its psychoanalytic sense: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

RIBEIRO, Sarug Dagir  and  BELO, Fábio Roberto Rodrigues. Repensando o caso Lefebvre com Jean Laplanche. Psicol. clin. [online]. 2019, vol.31, n.3, pp. 557-576. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A08.

Propomos uma releitura do caso Lefebvre, de Marie Bonaparte, com o objetivo de redirecionar o vetor de explicação dos fenômenos psíquicos da psicose, que aponta para o descentramento radical da constituição psíquica. Assim, temos como referente a teoria da sedução generalizada, por meio da qual trabalhamos o texto no sentido de fazer render seus elementos que concernem à sedução originária. Iniciamos com uma apresentação geral do caso e das explicações bonapartianas acerca dos principais sintomas psicóticos da paciente; em seguida, com base na teoria tradutiva do recalcamento, apresentamos os possíveis destinos e os fracassos das seduções originárias, tendo como princípio a primazia da sedução do outro nas origens da vida psíquica inconsciente e o ganho de realidade na psicose. O resgate histórico-epistemológico desse caso tem interesse na psicanálise contemporânea justamente porque aponta para o descentramento radical.

Keywords : Lefebvre; psicose; sedução.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License