SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Cuidado a crianças e suas famílias e queixas de agressividade: um estudo de caso clínicoOs efeitos de subjetivação produzidos na experiência da refeição compartilhada nos grupos terapêuticos do CPPL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CARVALHO, Cibele; ROVINSKI, Sonia Liane Reichert; FIORINI, Guilherme Pacheco  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Mudanças na capacidade de mentalização na psicoterapia psicodinâmica de crianças. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.1, pp. 35-57. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n01A02.

A mentalização tem sido considerada um elemento importante no processo de mudança na psicoterapia psicodinâmica. No entanto, há uma escassez de instrumentos disponíveis para avaliar o constructo com a população infantil. O Método de Rorschach tem sido sugerido como um procedimento capaz de avaliar a mentalização. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar possíveis mudanças no funcionamento psíquico global e na capacidade de mentalização na psicoterapia psicodinâmica de crianças, de acordo com o Método de Rorschach (Sistema Exner). Foi realizado um estudo descritivo e longitudinal baseado no procedimento de Estudo de Caso Sistemático, do qual participaram três crianças em idade escolar. O Método de Rorschach foi aplicado no início e ao final do tratamento. As crianças apresentaram deficit na capacidade de mentalização no início do tratamento, associado a prejuízos no funcionamento psíquico global. Foi possível identificar mudanças na mentalização, ao final da psicoterapia, que se caracterizaram por avanços e retrocessos. O Método de Rorschach provou ser capaz de identificar mudanças na capacidade de mentalização das crianças analisadas.

Palavras-chave : psicoterapia psicodinâmica; mentalização; pesquisa de resultado; crianças; Rorschach.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License