SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Confluências das relações familiares e transtornos alimentares: revisão integrativa da literaturaRelações de gênero e modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MARTINS, Eduardo de Carvalho  e  VIANA, Cassio Vinícius Afonso. Representação da infância e representatividade infante: posições ético-políticas. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.1, pp. 151-172. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n01A07.

Este trabalho visa a mapear, com base nas experiências do Instituto Camará Calunga de São Vicente, SP, os fundamentos e efeitos do uso de metodologias participativas com crianças e adolescentes, tendo em vista sua inserção nos dispositivos de produção e discussão no campo das políticas públicas. Para tanto, nos debruçamos sobre a presença delas em eventos destinados a debater os direitos da criança e do adolescente, como, por exemplo, acompanhar o processo de constituição de um bloco carnavalesco em defesa desses direitos. Foi possível identificar alguns fundamentos amparados na crítica das formas de representatividade política infante, muitos deles ligados às representações sobre a infância a partir de uma visão "adultocentrada". Concluímos que as metodologias desempenharam papel relevante nas posturas ético-políticas das crianças e adolescentes, apontando para a importância da crítica em relação aos espaços simbólicos e concretos que a infância vem ocupando na vida pública em relação às formas de participação política. A alteração dos modos de interação com as crianças acabou contribuindo para os novos modos de implicação dos sujeitos infantes.

Palavras-chave : infância; direitos humanos; direitos da criança; tecnologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License