SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Estratégias de regulação emocional de pais: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ASSIS, Natália Del Ponte de; VISINTIN, Carlos Del Negro; BORGES, Andrea de Arruda Botelho  e  AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. Mulher, mãe e filha cuidadora: imaginários coletivos sobre relações intergeracionais. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 213-230. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A01.

Inserindo-se no contexto de trabalhos científicos que vêm abordando o fenômeno, cada vez mais ampliado, de possibilidade de convivência entre diferentes gerações, em vários âmbitos sociais e institucionais, esta pesquisa tem como objetivo investigar imaginários coletivos sobre relações intergeracionais. Configura-se metodologicamente por meio da abordagem psicanalítica de um curta-metragem disponível na internet. Exposições dos pesquisadores ao material, em estado de atenção flutuante e associação livre de ideias, permitiram a produção de três campos de sentido afetivo-emocional: "Sentidos para o viver", "Sobra tudo para mim" e "Mulher/mãe/filha cuidadora". Tais campos revelam a prevalência de crenças imaginativas segundo as quais a convivência entre avós e netos seria lúdica e promoveria aprendizagens significativas, desde que sustentada por uma adulta capaz de cuidar de todos. O quadro geral indica que relações saudáveis entre crianças e idosos requerem sustentação em termos do suprimento de suas necessidades materiais e afetivas, o que tende a permanecer sob responsabilidade de mulheres-mães-filhas que se encarregam do sustento financeiro, das tarefas domésticas e dos cuidados com os familiares.

Palavras-chave : idosos; mulheres; relações intergeracionais; imaginários coletivos; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License