SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Mulher, mãe e filha cuidadora: imaginários coletivos sobre relações intergeracionaisPapéis de gênero em casamentos de longa duração: permanências ou rupturas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CURVELLO, Roberta Pereira  e  MENDES, Deise Maria Leal Fernandes. Estratégias de regulação emocional de pais: uma revisão da literatura. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 231-250. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A02.

A regulação emocional é uma habilidade importante na vida das crianças, que se desenvolve, sobretudo, por meio das interações sociais com seus pais ou cuidadores primários. Mães e pais podem ajudar usando estratégias de regulação para o manejo das emoções. O objetivo deste estudo foi traçar um panorama atual, examinando características de publicações científicas com esse tema, entre 2008 e 2017. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura para organizar uma síntese de conhecimentos a respeito. Dezesseis artigos foram selecionados nas bases de dados Web of Science, PsychInfo, PubMed e LILACS, sendo preestabelecidas algumas categorias para analisar os estudos. Verificou-se predomínio da perspectiva conceitual da cognição social e de delineamento transversal. A reavaliação cognitiva se destacou nas estratégias empregadas, de modo a favorecer a ressignificação da experiência emocional. A maior parte dos estudos foi realizada nos Estados Unidos e as amostras foram constituídas, sobretudo, por mães e não pais. Foi possível apontar lacunas na produção, em especial a carência de estudos em diferentes culturas. Argumenta-se a necessidade de estudos brasileiros sobre o tema em que se explore a diversidade de contextos socioculturais.

Palavras-chave : regulação emocional; estratégias parentais; desenvolvimento emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License