SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Estratégias de regulação emocional de pais: uma revisão da literaturaDesejo de ter filhos: evidências de validade de um instrumento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

OLIVEIRA, Ana Carolina Graner Araujo; LEONIDAS, Carolina  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Papéis de gênero em casamentos de longa duração: permanências ou rupturas?. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 251-272. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A03.

Os relacionamentos conjugais e as configurações familiares transformaram-se no século XX. Contudo, pesquisas apontam que o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos continuam atribuídos às mulheres, mesmo quando elas participam ativamente da economia familiar, demonstrando diferenças no papel exercido por homens e mulheres dentro do casamento. Este estudo, descritivo e qualitativo, investigou a construção e expressão dos papéis de gênero em casamentos de longa duração entrevistando 32 casais unidos há, no mínimo, 30 anos. Esses casais eram provenientes de cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas individuais com cada cônjuge e com as díades, totalizando 96 entrevistas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Como principal resultado, encontrou-se haver uma coexistência de valores tradicionais e contemporâneos que influenciam as vivências e percepções desses casais. A definição das responsabilidades de cada cônjuge, entretanto, continua atrelada a papéis de gênero historicamente estabelecidos, embora possam ser observados manejos, principalmente por parte das esposas.

Palavras-chave : casamento; gênero; relação conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License