SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Papéis de gênero em casamentos de longa duração: permanências ou rupturas?Fatores preditivos de desistência em um programa para adolescentes com sobrepeso ou obesidade: estudo MERC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

NATIVIDADE, Jean Carlos et al. Desejo de ter filhos: evidências de validade de um instrumento. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 273-294. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A04.

O construto desejo de ter filhos pode ser compreendido como uma avaliação subjetiva sobre a intensidade da intenção de ter filhos e sobre as consequências decorrentes do ato de ter filhos. Este estudo teve o objetivo de elaborar um instrumento para mensurar o desejo de ter filhos e buscar suas evidências de validade. Inicialmente, buscaram-se evidências de validade baseadas no conteúdo dos itens elaborados. Após análises de juízes, foram selecionados os itens mais representativos do construto e foi aplicada a escala em uma amostra de 419 adultos. Análises fatoriais exploratórias indicaram a emergência de um único fator subjacente com adequada consistência interna, tal como teoricamente esperado. Os itens apresentaram parâmetros satisfatórios de discriminação e dificuldade, mostrando-se capazes de cobrir adequadamente um amplo espectro do construto. Também foram testadas relações entre o desejo de ter filhos e outras variáveis, dentre as quais se destacam a correlação positiva com o número de filhos pretendidos, e a correlação negativa com o tempo pretendido de espera para ter filhos. O instrumento reuniu satisfatórias evidências de validade e pode ser útil tanto em pesquisas quanto em contextos clínicos.

Palavras-chave : construção do teste; validade do teste; reprodução humana; parentalidade; filhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License