SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Fatores preditivos de desistência em um programa para adolescentes com sobrepeso ou obesidade: estudo MERCO comportamento suicida em mulheres de distintas sexualidades: violências silenciadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PEUKER, Ana Carolina Wolf; CAOVILLA, Joici Demetrio; COSTA, Crístofer Batista da  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Uso de álcool e outras drogas por adolescentes: associações com problemas emocionais e comportamentais e o funcionamento familiar. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 315-334. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A06.

O consumo de álcool, tabaco e de drogas ilícitas na adolescência pode aumentar o risco de dependência futura, associar-se a uma série de comportamentos de risco e levar ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento. O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil de consumo de álcool e outras drogas por adolescentes oriundos de uma amostra rural e analisar possíveis associações entre o consumo, as variáveis cooperação, conflito e triangulação coparental, coesão familiar, conflito pais-filhos e problemas emocionais e de comportamento. Trata-se de uma pesquisa descritiva com 126 adolescentes de escolas municipais e estaduais do Sul do Brasil. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e as escalas Faces III, ECPF, CIPA, YSR e ASSIST. Análises descritivas e inferenciais apontaram que 49,2% dos adolescentes já haviam usado álcool e 8,7%, tabaco. O uso de álcool correlacionou-se aos conflitos com a mãe e o de maconha aos conflitos com o pai. Cooperação coparental (pai) foi fator de proteção para uso de álcool, enquanto a intensidade do conflito adolescente-pai e o conflito coparental pai-mãe foram fatores de risco. Os dados são discutidos à luz da literatura científica considerando sua relevância social e clínica. Direções em que podem seguir investigações futuras são sugeridas.

Palavras-chave : drogas; adolescência; sintomas; relações familiares; relações pais-filhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License