SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Uso de álcool e outras drogas por adolescentes: associações com problemas emocionais e comportamentais e o funcionamento familiarPsicoterapia de abordagem gestáltica: um olhar reflexivo para o modelo terapêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BAERE, Felipe de  e  ZANELLO, Valeska. O comportamento suicida em mulheres de distintas sexualidades: violências silenciadas. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 335-353. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A07.

O comportamento suicida de mulheres tem sido apontado como efeito das difusas violências sofridas por elas nas esferas pública e privada. Contudo, a fim de não universalizar seu sofrimento psíquico, faz-se mister considerar outros demarcadores sociais que lhes impactam a saúde mental, como a sexualidade. Este estudo teve como escopo analisar as histórias de vida e vivências pessoais de mulheres de diferentes orientações sexuais que manifestaram comportamento suicida, com o intuito de averiguar a relação do autoextermínio com dispositivos de gênero e a sexualidade. Para isso, foram entrevistadas nove mulheres cisgênero, três autodeclaradas lésbicas, três autodeclaradas bissexuais e três autodeclaradas heterossexuais. Após análise das entrevistas, foram encontradas cinco categorias: "Masculinidade Adoecedora", "Ideal Estético" e "Relações Românticas" foram observadas nos três grupos de orientação sexual; "Heterodissidência como Devassidão" foi identificada nos grupos de lésbicas e mulheres bissexuais; e a categoria "Cuidar" surgiu apenas entre as mulheres heterossexuais. Ao final, tais categorias apontam para similaridades e distinções nas narrativas de cada grupo de orientação sexual e para o impacto das violências de gênero, fundamentadas na misoginia social.

Palavras-chave : suicídio; gênero; mulheres; violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License