SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2O comportamento suicida em mulheres de distintas sexualidades: violências silenciadasO estruturalismo e algumas de suas vicissitudes: política e sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos; SILVA, Patrícia Francielly Araújo Lara; NASCIMENTO, Lucila Castanheira  e  FARINHA, Marciana Gonçalves. Psicoterapia de abordagem gestáltica: um olhar reflexivo para o modelo terapêutico. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.2, pp. 357-386. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A08.

Tendo em vista a relevância da Gestalt-Terapia (GT) para o cenário atual da Psicologia, este estudo apresenta reflexões teóricas sobre os fundamentos filosóficos e teórico-epistemológicos que sustentam essa abordagem. Por meio de breve retrospectiva histórica, a pesquisa localiza o surgimento da abordagem em um cenário então dominado pelas perspectivas psicanalítica e comportamental. A seguir, são abordados os fundamentos teórico-epistemológicos que sustentam e norteiam as intervenções da GT. Em seguida, discorre-se conceitualmente sobre o modelo terapêutico da GT, concentrando-se na análise de conceitos como aqui-agora, 'awareness' e fronteiras de contato. A última parte é dedicada à consideração de apontamentos críticos e identificação de limitações da GT. A partir das reflexões desenvolvidas, entende-se que a intervenção terapêutica em GT privilegia a experiência presente e tem por objetivo restaurar o contato, utilizando para tanto a relação dialógica. Na abordagem gestáltica, o indivíduo é considerado um ser provisório que está em permanente construção, a partir das relações que estabelece. Essas relações acompanham o movimento de inacabamento, inerente à condição do homem, e a eterna reconstrução que caracteriza o devir humano. Ao final, demonstra-se que a GT reúne um acervo que contribui de modo significativo não apenas para a clínica psicoterápica, como também para o avanço do saber psicológico.

Palavras-chave : Gestalt terapia; psicoterapia; processos psicoterapêuticos; psicologia e filosofia; contato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License