SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Entre os afetos e a autoridade: Discursos de pais e mães sobre a adolescência de seus filhos e filhasSobre intervenções do analista: Uma experiência clínica articulada aos quatro discursos de Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PEREIRA, Marina Firpo Siqueira; ANTONELLO, Diego Frichs; SCHUMACHER, Carolina  e  KRUEL, Cristina Saling. A experiência traumática precoce no berço das crianças "sábias". Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.3, pp. 453-474. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/pc1980-5438v0032n03a02.

Este ensaio busca elucidar os efeitos da experiência traumática precoce para a constituição psíquica da criança, com ênfase nas formulações de Winnicott e Ferenczi sobre o uso indevido da mente e a autoclivagem narcísica, respectivamente. Por meio de uma revisão teórica, propõe-se uma discussão acerca das relações primárias, considerando-se os efeitos das experiências traumáticas precoces para a constituição psíquica da criança. Conclui-se que ambas as reações psíquicas propostas por Winnicott e Ferenczi expressam, embora em tempos diferentes do processo de constituição psíquica, a emergência do amadurecimento precoce e cindido em decorrência do desencontro entre o universo infantil e o mundo adulto.

Palavras-chave : psicanálise; trauma psíquico; infância; Winnicott; Ferenczi.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License