SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3The early traumatic experience in the cradle of wise childrenSchreber, the writer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

BUENO, Maria Lúcia da Silva  and  KESSLER, Carlos Henrique. Sobre intervenções do analista: Uma experiência clínica articulada aos quatro discursos de Lacan. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.3, pp. 475-494. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/pc1980-5438v0032n03a03.

Este artigo segue a linha de trabalho do grupo de pesquisa no qual os autores estão engajados, que busca investigar a clínica psicanalítica e sua escrita. É importante que o psicanalista tome a seu encargo a tarefa de apresentar e problematizar o material clínico a fim de manter uma postura crítica quanto à especificidade do seu fazer. Ao sistematizar suas investigações e compartilhar seus achados, o psicanalista também pode contribuir para que a psicanálise se fortaleça como teoria, método e técnica. A partir de fragmentos de uma análise já encerrada, procura-se fazer uma releitura clínica com o aporte da teoria psicanalítica, buscando uma compreensão sobre as intervenções do analista e os efeitos produzidos na posição discursiva do analisante. A apresentação do material clínico articulado à teoria dos quatro discursos de Lacan constituiu um ponto central para estudar os movimentos discursivos da analisante, assim como a posição de onde intervém um analista ao operar com seu desejo, seu ato e seu discurso. Finalizando, apontamos a importância da articulação do material clínico com o material teórico a fim de embasar a escrita da clínica psicanalítica e o trabalho do analista, levantando questões para discussão dos efeitos do tratamento.

Keywords : psicanálise; intervenções; discursos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License