SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A experiência traumática precoce no berço das crianças "sábias"Schreber escritor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BUENO, Maria Lúcia da Silva  e  KESSLER, Carlos Henrique. Sobre intervenções do analista: Uma experiência clínica articulada aos quatro discursos de Lacan. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.3, pp. 475-494. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/pc1980-5438v0032n03a03.

Este artigo segue a linha de trabalho do grupo de pesquisa no qual os autores estão engajados, que busca investigar a clínica psicanalítica e sua escrita. É importante que o psicanalista tome a seu encargo a tarefa de apresentar e problematizar o material clínico a fim de manter uma postura crítica quanto à especificidade do seu fazer. Ao sistematizar suas investigações e compartilhar seus achados, o psicanalista também pode contribuir para que a psicanálise se fortaleça como teoria, método e técnica. A partir de fragmentos de uma análise já encerrada, procura-se fazer uma releitura clínica com o aporte da teoria psicanalítica, buscando uma compreensão sobre as intervenções do analista e os efeitos produzidos na posição discursiva do analisante. A apresentação do material clínico articulado à teoria dos quatro discursos de Lacan constituiu um ponto central para estudar os movimentos discursivos da analisante, assim como a posição de onde intervém um analista ao operar com seu desejo, seu ato e seu discurso. Finalizando, apontamos a importância da articulação do material clínico com o material teórico a fim de embasar a escrita da clínica psicanalítica e o trabalho do analista, levantando questões para discussão dos efeitos do tratamento.

Palavras-chave : psicanálise; intervenções; discursos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License