SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3O papel das funções executivas nas estratégias cognitivas de regulação emocional não adaptivas em criançasA família na psicoterapia infantil: Uma revisão integrativa das abordagens humanistas e fenomenológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FICHMAN, Helenice Charchat et al. Desenvolvimento da PSI: Uma entrevista telefônica para detecção de sintomas de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.3, pp. 577-598. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/pc1980-5438v0032n03a08.

A pesquisa descreve o desenvolvimento da Phone Screening Interview (PSI) para detecção telefônica de sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trinta e sete pais de crianças (2 a 12 anos) com TEA do Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio foram entrevistados. As crianças foram avaliadas por psiquiatras e a escala CARS foi aplicada para determinar a gravidade do transtorno. Análises estatísticas descritivas e inferenciais multivariadas (ANOVA e conglomerados hierárquicos) foram realizadas. Os resultados apontam que o desempenho na PSI não varia em função da idade, escolaridade, gravidade e desenvolvimento linguístico ou motor. A análise de conglomerado para variáveis mostrou um agrupamento de sintomas de comunicação social e outro de padrão estereotipado. A análise de conglomerado das respostas dos pais na PSI mostrou dois grupos que diferem no grau de dificuldade nas habilidades comunicativas e sociais. Concluindo, a PSI mostrou-se: (1) de fácil aplicação; (2) breve; (3) abrangendo faixa etária ampla (2 a 12 anos); (4) aplicável a sintomas de TEA leves a moderados; (5) incluindo crianças verbais e não verbais; (6) consistente com os critérios diagnósticos do DSM-5. O estudo discute a precisão da percepção do cuidador quanto aos sintomas de alerta centrais, bem como a heterogeneidade do fenótipo de TEA.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; triagem; sinais de alerta; triagem telefônica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License