SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Desenvolvimento da PSI: Uma entrevista telefônica para detecção de sintomas de Transtorno do Espectro Autista (TEA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SIQUEIRA, Manuela de Albuquerque Rocha; BLOC, Lucas  e  MOREIRA, Virginia. A família na psicoterapia infantil: Uma revisão integrativa das abordagens humanistas e fenomenológicas. Psicol. clin. [online]. 2020, vol.32, n.3, pp. 599-617. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/pc1980-5438v0032n03a09.

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre a produção científica brasileira a respeito da participação das famílias no processo psicoterapêutico infantil dentre as abordagens inspiradas no pensamento humanista e/ou fenomenológico. Foi realizada uma busca de artigos publicados no período entre janeiro de 2008 e outubro de 2018 nas bases de dados PEPsic e Capes, por meio de descritores que dessem conta da multiplicidade de abordagens e nomenclaturas destas. Após a aplicação dos critérios de inclusão, estabelecidos previamente, foram selecionados 11 artigos para análise. Na análise, os artigos foram divididos em duas categorias: uma contendo os estudos que descrevem as percepções dos próprios psicólogos ou das famílias sobre o assunto, e outra com aqueles que descrevem como ocorreu a atuação junto aos responsáveis durante a psicoterapia infantil. Os resultados apontam para uma concordância entre os estudos atuais e o arcabouço teórico, mostrando o lugar relevante da participação das famílias na psicoterapia infantil. Sugere-se a ampliação das pesquisas e publicações sobre o tema, além do investimento na qualificação dos psicoterapeutas infantis para este tipo de trabalho, que tem sido pouco explorado e demonstra ser uma área que demanda grande atenção e aprimoramento dos psicólogos.

Palavras-chave : psicoterapia infantil; famílias; pais e mães; fenomenologia; clínica humanista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License