SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Os processos identificatórios na constituição da paternidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MAGALHAES, Andrea Seixas et al. Cuidado entre irmãos e repercussões da transmissão geracional na fratria. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.1, pp. 13-33. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A01.

Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre fratrias e rede familiar. Teve-se como objetivo investigar o cuidado entre irmãos e repercussões da transmissão geracional na fratria. Utilizou-se metodologia clínico-qualitativa, centrada em entrevistas clínicas preliminares com famílias no período de avaliação familiar. Os dados clínicos foram coletados no Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade privada carioca. Participaram da pesquisa 14 famílias, com as seguintes configurações: quatro casadas, quatro recasadas, três monoparentais e três separadas. Constatou-se que tanto o reduzido investimento parental quanto a sobrecarga nos cuidados familiares dificultam o estabelecimento de uma relação parento-filial mais promotora de saúde, muitas vezes levando à parentalização de um ou mais filhos, com atribuição de funções parentais a eles. Falhas na apropriação psíquica de elementos da transmissão geracional também repercutem na constituição do vínculo fraterno, dificultando a construção de laços familiares solidários e o estabelecimento de práticas salutares de cuidado entre os irmãos.

Palavras-chave : irmãos; família; transmissão psíquica entre gerações; psicoterapia familiar; cuidado familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License