SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Cuidado entre irmãos e repercussões da transmissão geracional na fratria“No ar” e nas ruas: Pajubá e humor entre travestis do interior de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CHERER, Evandro de Quadros; FERRARI, Andrea Gabriela  e  PICCININI, Cesar Augusto. Os processos identificatórios na constituição da paternidade. Psicol. clin. [online]. 2021, vol.33, n.1, pp. 35-55. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n01A02.

A paternidade não está circunscrita ao momento do nascimento de um filho, sendo articulada à história subjetiva paterna, em especial no que diz respeito aos processos identificatórios em relação às figuras parentais. Este estudo teve como objetivo investigar a constituição da paternidade por meio de seus processos identificatórios. Participou do estudo um pai primíparo, entrevistado no 6º e no 25º meses de vida do filho. Os relatos paternos evidenciaram que, ao almejar desempenhar uma paternidade ideal, este pai procurava evitar ser como o seu próprio pai. No entanto, devido à sua própria história constitutiva, o pai analisado construiu sua paternidade de maneira particular, transitando entre identificações com suas figuras parentais. Esses achados apoiam a ideia de que as experiências infantis repercutem mesmo na vida adulta, na medida em que deixam marcas indeléveis no psiquismo humano e podem ser reativadas diante da experiência da paternidade.

Palavras-chave : identificação; paternidade; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License